Agradecimentos de cada refeição

estratégia, partida, peças, jogo, tabuleiro

Já dizia a mãe: educação vem de casa. No caso do Japão, educação vem de casa e da escola. Os bons hábitos são ensinados às crianças dentro das salas de aula. E também faz parte dessa cultura exigir regras de boas maneiras até para os estrangeiros que frequentam lugares públicos.

 

Nos restaurantes japoneses, é comum ver as pessoas agradecerem antes e depois das refeições, por meio do termo Itadakimasu. A tradução livre da palavra significa “receber humildemente” e está associada ao princípio do budismo que sustenta o respeito por todos os seres vivos. A fala vem acompanhada por um gesto em que as mãos ficam unidas em forma de oração. Por ser um ritual muito particular e individual, as pessoas normalmente só gesticulam e agradecem silenciosamente.

 

No fim da refeição, o agradecimento por ter recebido o alimento é simbolizado com a palavra Gochisousama Deshita. O termo “deshita” é pronunciado em ocasiões formais. Porém, as palavras de gratidão são pronunciadas em todas as refeições – café da manhã, almoço e jantar. Agora, você já sabe como se portar à mesa de um restaurante japonês, certo?

 

Curiosidade: A palavra Itadakimasu também pode ser dita quando se ganha um presente.