Alimentos da dieta japonesa exemplares para a saúde

Alimentos da dieta japonesa exemplares para a saúde

O país com um dos menores índices de pessoas obesas na população dá seu exemplo para o mundo. A ONU elegeu os principais alimentos da culinária japonesa como os mais saudáveis para uma dieta. Os pratos japoneses têm um bom balanceamento com alimentos de diferentes classificações, como carboidratos, proteínas, vegetais entre outros, veja:

Algas

Presentes em muitos pratos como o clássico sushi e onigiri, as algas são ricas em minerais, como cálcio, ferro e iodo, também são fonte de fibras e vitaminas A, C, E e B12. Indicadas para evitar a osteoporose, colesterol ruim e manter o funcionamento regular da tireoide.

Gengibre

Usado há milênios por muitos povos, o gengibre tem propriedades antioxidantes, efeito analgésico, antitosse, facilita na função intestinal e na redução da pressão arterial. É encontrado facilmente em restaurantes japoneses e usado para limpar o paladar entre um prato e outro, para melhor degustá-los.

Inhame

Melhora a qualidade do sangue, pois atua na diminuição da absorção do colesterol pelo intestino e é nutritivo, além de possuir efeito antioxidante, que colabora na longevidade também.

Soja

Rica em minerais, fibras e baixo teor de gordura saturada. Além de proteínas, também apresenta antioxidantes com ação benéfica ao metabolismo.

Shitake e shimeji

Com grande quantidade de manganês e selênio (antioxidantes), são importantes para manter os vasos sanguíneos saudáveis e também a tireoide.