Antigripais – remédios naturais japoneses

chá, remédio, gripe, resfriado, frio, quente, corpo, cura

No Japão, assim como no Brasil, a mudança de temperatura é constante, muitas pessoas ficam mais sensíveis a gripes e resfriados. Conhecidos pelos antigos costumes da medicina fitoterápica, os japoneses dão algumas dicas para evitar ou combater gripe ou resfriado.

1 - Umeboshi
Com um sabor diferente e único, a ameixa japonesa é muito popular no Brasil e um ótimo remédio para o corpo, com diversos benefícios: ajuda na digestão, cura ressaca, combate fadiga entre outros.
Conhecida como umeboshi, a ameixa é usada para preparar um chá que ajuda a eliminar a gripe e as toxinas, além de fortalecer o sistema imunológico.

2 - Hachimitsu Daikon
Nabo com mel é o segredo deste remédio poderoso para resfriados, tosses e dor de garganta. É rico em vitamina C e enzimas especiais, além disso é anti-inflamatório. Pode ser consumido de duas formas: cortando o nabo em cubinhos e colocando em uma tigela com mel ou como chá.
É importante escolher ingredientes orgânicos para que o efeito seja ainda maior.

3 - Shogayu
Este remédio nada mais é do que um chá de gengibre. Com grande quantidade de nutrientes, vitaminas e aminoácidos, é muito simples de preparar. Basta colocar o gengibre em água fervente e deixar até a água ficar amarela, em seguida, acrescente mel e limão para reforçar.

4 - Okayu
Além de delicioso, o mingau de arroz combate gripes e resfriados. Para seu sabor ficar mais intenso, é aconselhável prepará-lo em panela de barro e/ou adicionar algas kombu.
Por fornecer uma quantidade maior de nutrientes, o okayu é ideal para quem está gripado.

5 - Tamagozake
Seu gosto não é um dos mais agradáveis, mas o efeito é ótimo! O preparo do chá é muito simples: basta juntar um ovo batido, uma colher de mel e ½ xícara de saquê em água fervente. É recomendável consumi-lo todas as noites antes de dormir.