As quatro estações do ano no Japão

As quatro estações do ano no Japão

As estações do ano no Japão acontecem na ordem oposta às que temos no Brasil, em relação aos meses do ano. Pela diferença de hemisférios, a primavera ocorre durante nosso outono; o verão é durante o inverno brasileiro; o outono fica no lugar da nossa primavera e o inverno quando temos o verão.

Apesar de ter clima ameno durante a maior parte do ano, com temperatura entre 5ºC e 25ºC, nos extremos do país, elas podem variar de -40ºC a 40ºC. No norte, os ventos siberianos são um dos fatores responsáveis pela formação de neve. O Japão é formado por ilhas alinhadas no sentido horizontal que se estendem por mais de 3 mil quilômetros, o que colabora para que as variações entre as estações sejam bem demarcadas.

Por lá, as mudanças de estação são celebradas com festas e festivais. Elas também interferem na escolha de regiões e época do ano para viajar.

Primavera

Chamada pelos japoneses de Haru. Uma tradição do país são os passeios para observar as cerejeiras floridas e o desabrochar das flores, como a tulipa. Nas casas é muito comum encontrar quadros e gravuras com cerejeiras floridas sakuras para celebrar a chegada da estação. Nesse período também acontece o plantio de um dos alimentos mais importantes para os japoneses, o arroz, quando a temperatura média é 18ºC.

Inverno

Apesar das temperaturas rigorosas, o inverno Fuyu também é comemorado com festas e celebrações. Uma das mais famosas acontece em Hokkaido, o Sapporo. Os bonecos de neve gigantes atraem turistas de várias partes do mundo para a ilha.

Verão

O volume das chuvas de verão Natsu faz com que a estação seja bastante úmida no Japão. A temperatura média costuma ficar acima dos 30ºC. É uma temporada também conhecida por festividades com queima de fogos de artifício, chamado Hanabi.

Outono

Como acontece em grande parte dos países, o outono Aki deixa as folhas das árvores laranja-avermelhadas. As folhas de momiji transformam o chão a sua volta em um verdadeiro tapete vermelho. É nessa estação que acontece a colheita do arroz.

Corre pelo Japão a lenda de que o país tem 5 e não 4 estações, isso por causa do volume das chuvas por volta de junho e julho. Essa suposta estação tem até um nome, Tsuyu. Uma das razões do fenômeno nessa época do ano é o encontro das massas de ar quente e frio.

Como acontece na maioria das regiões do país, na capital Tóquio, as estações são bem demarcadas. O verão é úmido e no inverno costuma fazer bastante frio, com temperaturas pouco superiores a 0ºC.