Bem-vindos a ilha dos animais exóticos!

A ilha dos bichos

Para quem gosta de conhecer animais exóticos e raros, a Ilha de Hokkaido é um paraíso.

Dá para encontrar esquilos que voam, doninhas brancas e raposas de um tom de vermelho raro e que fazem parte da mitologia japonesa.

Além de um espetáculo encantador para turistas, a ilha também chama a atenção de biólogos interessados em estudar as espécies que lá se encontram.

Hokkaido fica ao norte do arquipélago japonês e é a segunda em tamanho, só perdendo para a ilha que abriga Tóquio, Honshu.

Também é um destino ideal para quem quer praticar esportes de neve, como snowboarding.

Mas é no verão, época mais procurada pelos turistas, que fica mais fácil e comum encontrar os animais que fizeram com que o local recebesse carinhoso apelido de ‘llha do Bichos’.

Confira alguns dos ‘moradores especiais de Hokkaido’:

A Raposa vermelha de Hokkaido

Na mitologia japonesa, há a lenda de Kitsune, o espírito da floresta. Quem representa essa entidade é a raposa vermelha. Diz a lenda que ela podia se transformar. Uma de suas mutações é em uma linda mulher oriental.

Ezo Naki Usagi

Não há quem não goste de encontrar pelo caminho esse agitado roedor. Esperto, ele aproveita o verão para armazenar grandes quantidades das ervas que comerá no inverno. O nome Ezo Naki Usagi pode ser traduzido como ‘coelho que chora’. Foi esse ‘coelhinho chorão’ quem inspirou o personagem Pikachu, que encanta o mundo com suas travessuras.

Lizuna

É uma bela doninha marrom que fica branca no inverno. Essa mudança de cor funciona como proteção contra os predadores. Também é comum encontrar a Lizuna na Sibéria e na Escandinávia. Na mitologia japonesa, esse simpático animal pode ser um mau presságio.

Ezo Momonga

Não é só por ser um esquilo voador que o Ezo Momonga chama a atenção. É também pela quantidade de pelos acinzentados que ele tem e por causa dos olhos escuros, que são muito grandes. Ezo já foi usado como ‘esquilo-propaganda’. Sua imagem aparece em várias embalagens de produtos.

Esquilo vermelho Hokkaido

claro que o fato dele ser lindo e vermelho ajuda a chamar a atenção para esse animal. Mas a agilidade e a habilidade dele ao pular de uma árvore para outra, é o que deixa as pessoas mais impressionadas. É o verdadeiro acrobata da ilha!