Benefícios do shimeji

A relação dos japoneses com a soja

Um dos cogumelos comestíveis mais famosos do oriente é o shimeji. No Japão, recebeu homenagem em forma de frase popular: “kaori matsutake, aji shimeji” – na tradução livre, significa “o melhor perfume é do matsutake, o melhor gosto é do shimeji”. Então, não é coincidência que, atualmente, lidere o topo dos cogumelos mais distribuídos no mundo.

Com um sabor característico, é usado de diferentes maneiras na refeição. Nos restaurantes, pode ser servido nas entradas, no recheio do temaki ou em porções individuais. Considerado tão rico em fonte de vitaminas quanto a carne vermelha, os cogumelos são recheados de benefícios à saúde. Confira:

Estimula o sistema imunológico – a concentração de aminoácidos essenciais são os nutrientes básicos para manter o funcionamento do metabolismo. Além de serem ricos em vitamina B12, fibras, minerais e proteínas.

Tem baixa caloria – 100 gramas têm apenas 25 calorias, portanto, consumir shimeji na dieta é uma ótima alternativa. Ele atinge uma área do sistema imunológico que lida com saciedade. Previne doenças – estudos feitos pela Universidade de Osaka identificou que o shimeji é um alimento fundamental na prevenção e cura do câncer.