Cavaleiros do Zodíaco completou 30 anos

cavaleiros do zodíaco, anime, deusa, quadrinhos, animação, episódios, signos

O anime criado por Masami Kurumada completou 30 anos em 2016. A criação, que começou nos mangás com o título de Saint Seiya, fez sucesso na vida de milhares de jovens. A saga conta a história de um cavaleiro, chamado Seiya, que dedicou sua vida protegendo a Deusa Athena. Com a popularização dos quadrinhos, o estúdio de animação Toie Animation começou a fazer episódios de Cavaleiros do Zodíaco para programas de televisão. A primeira exibição no Japão aconteceu em 1986, na TV Asahi.

Um ano depois do grande sucesso nas televisões, a ideia evoluiu para uma produção cinematográfica. Produzido primeiro em formato de curta-metragem, o filme foi passado no Japão com o tema Saint Seiya Gekijouban.

No Brasil, o Saint Seiya chegou no começo dos anos 90 com nome traduzido para “Cavaleiros do Zodíaco”. O título focou na relação dos personagens em usar os signos para aumentar os poderes e assim protegerem-se das forças inimigas. Na televisão, os primeiros capítulos foram transmitidos em rede aberta pela TV Manchete. Já o curta-metragem chegou aqui depois de 8 anos e entrou diretamente nas fitas VHS. Na época, houve uma grande repercussão, foram mais de 300 mil fitas vendidas.

Em 1995, o cinema brasileiro recebeu o longa-metragem Cavaleiros do Zodíaco: O Filme, alcançando a marca de 1 milhão de espectadores nas 2 primeiras semanas. Após o lançamento, a franquia fez mais cinco filmes e outros episódios, todos exibidos no Brasil.

Vale destacar a última série com foco nos Cavaleiros de Ouro, lançada no Japão em 2014 e transmitida via streaming. A estreia foi exibida de forma gratuita e simultânea em todo o país.

Os fãs de Cavaleiros do Zodíaco sentem-se privilegiados por terem acompanhado uma história que ficou viva durante anos e passou por tantas gerações. Agora, a expectativa para que eles renovem, em um futuro próximo, é grande. As novidades já estão surgindo, coleções dos personagens estão sendo produzidas para guardar na lembrança a saga que encantou milhares de crianças.