Cogumelos japoneses

cogumelos, ingrediente, receita, pratos

No Japão, existe uma grande variedade de cogumelos comestíveis e, por isso, são alguns dos ingredientes mais usados na culinária local.

São diversos os benefícios que os cogumelos oferecem para nosso organismo, pois algumas substâncias presentes no alimento podem ajudar a prevenir doenças graves. Por conta de seu poder antioxidante e antimicrobiano, ajudam a diminuir o colesterol e combater o diabetes, além de serem ricos em ácido fólico – vitamina que atua na prevenção de doenças, como câncer e Alzheimer.

Listamos alguns dos principais cogumelos da culinária japonesa:

Enoki
Tem odor e sabor muito específicos e se parece com um broto de feijão, tanto no formato quanto na cor. É repleto de propriedades que aumentam a imunidade e previnem o câncer. Costuma ser preparado em pratos do dia a dia, como o Nametake, que é o próprio cogumelo com molho shoyo.

Shimeji
É o mais comum no Japão. Tem aparência semelhante à do Enoki, mas a cor é diferente. Feito com vegetais, acompanha arroz ou grelhado com peixe.

Shiitake
Geralmente é usado em pratos acompanhando frango, carne ou peixe. No Japão, o shitake é preparado com molho shoyu, salsinha e cebolinha.

Maitake
Não é muito explorado na culinária japonesa, mas um ótimo acompanhamento do tofu, pois um realça o sabor do outro.

Matsutake
Seu cheiro é mais forte, mas é bem saboroso e, apesar de ser um pouco mais caro em comparação aos outros, é muito usado no preparo de sopas, como osuimono.

Nameko
De consistência pegajosa e aparência pouco atraente, tem um sabor marcante. Sua consistência é assim, pois tem uma proteína chamada mucin, que ajuda a proteger o estômago e diminui a pressão sanguínea.

Mesmo sendo diferentes, todos são deliciosos! Já escolheu o seu preferido?