Como é a moradia no Japão

cães de origem japonesa

Atualmente, o Japão tem cerca de 400 km2 e 127 milhões de habitantes. Por essa razão, as pessoas acreditam que as casas por lá são extremamente pequenas por causa de espaço, o que é um mito, de acordo com a situação atual e até mesmo a história do país.

Vinte anos mais tarde, após muito estudo, os 2 médicos contribuíram para essa transformação. Eles adaptaram o sistema de saúde Honnō à realidade brasileira e iniciaram a prática no País. “A ideia de fomentar o Sistema Honnō no Brasil nasceu quando já havia possibilidade de conscientização de que o maior patrimônio que temos é a saúde”, diz Dr. Bastos.

Trata-se de um conjunto de conhecimentos provenientes da sabedoria oriental que busca aperfeiçoar o autoconhecimento, o trabalho, a aprendizagem e o convívio humano. Conforme a antiga filosofia do oriente, Honnō é entendido como a capacidade original de vida humana em seus aspectos físico, energético, mental e espiritual. Os métodos envolvidos são:

Meditação de Plena Atenção (Mindfulness) – para pacificar a mente e melhorar memória, tomada de decisões e criatividade

Exercícios Psicofísicos de Mobilização Energética – para aumentar energia, equilíbrio e vitalidade. São atividades que integram movimentos físicos, técnicas respiratórias e atitudes mentais coerentes

Alimentação de Alta Vitalidade – para aumentar clareza mental, qualidade e expectativa de vida. Aqui, você conhece os alimentos de alto teor nutricional e as estratégias nutricionais mais saudáveis

Aprendizado de Valores Morais e Virtudes Éticas – para conhecer a sabedoria dos antigos samurais japoneses, que se fundamenta no respeito à cidadania, à família, à sociedade e ao bem comum. Para Dr. Bastos, a “carência de ética pode ser interpretada como um desvio de comportamento, que causa prejuízos ao indivíduo e à sociedade”

Prática de Estímulos Energéticos – para aprender recursos preventivos

Os benefícios são múltiplos: no âmbito do bem-estar, você pode reduzir estresse, pressão arterial, frequência cardiorrespiratória. Na vida escolar, é possível aumentar desempenho, motivação, capacidade de memorização e disposição para cooperação; além de diminuir ansiedade nas avaliações e comportamento violento. Em ambientes corporativos, o Sistema Honnō ajuda a melhorar produtividade, comprometimento e nível de satisfação dos colaboradores.

Qualquer pessoa pode praticar Honnō, exceto quem tem limitação física ou comprometimento mental. Para começar, você só precisa fazer um diagnóstico e avaliar sua saúde física, mental e energética. O sistema é oferecido em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas há projetos de expansão para novas cidades, inclusive para outros lugares da América do Sul.