Vai ao Japão? Conheça alguns costumes e tradições

Vai ao Japão? Conheça alguns costumes e tradições

Com costumes bem diferentes dos padrões ocidentais, os visitantes precisam tomar alguns cuidados para não cometerem gafes nem deslizes em encontros, reuniões ou mesmo em público.  Confira algumas dicas:

Seja cordial

Para demonstrar respeito, os japoneses têm o hábito de curvar-se diante das outras pessoas. Tal costume é ensinado já na infância e os turistas também devem ficar atentos com esta prática local, nem que seja com uma inclinação simples da cabeça.

Espere o brinde!

Se você estiver em um jantar e receber bebidas, aguarde todos que estão no ambiente receberem também. Normalmente alguém fará um discurso e “Kampai!” (Saúde). Aí, sim, você poder beber!

Sem gorjetas

Ao contrário do que acontece em muitos países, os japoneses não têm o hábito de receberem gorjetas. Para eles, o preço determinado corresponde ao serviço que foi prestado, e receber um valor a mais por isso chega a ser um insuto. Não insista!

Hashi

Vai ser difícil escapar do hashi em solo japonês. Em muitos restaurantes ele é a única opção, então comece a treinar!

Sapatos dentro de casa

Este costume está começando a chegar ao ocidente pela sua higiene. No Japão, é preciso tirar os sapatos para entrar em casas, empresas ou hotéis. Você receberá um par de chinelos e um lugar para guardar seu calçado. E esteja descalço quando for pisar em um tatame piso usado na maioria dos lares e hotéis japoneses.