As principais datas comemorativas do Japão e o que elas representam
O calendário japonês tem bem menos feriados do que o brasileiro.
No entanto, há muitas datas simbólicas que são celebradas pela população com respeito às suas tradições. Aqui, listamos algumas das principais:

Ganjitsu (Ano Novo, 1º de janeiro)
Neste dia, os japoneses recebem o novo ano em recolhimento familiar, reunindo os entes queridos em suas terras natais, num longo feriado semanal. Os sinos dos templos badalam pedindo bom e feliz ano e é tradição comer mochi (bolinho feito de arroz) ou o ozouni (sopa com mochi, legumes e peixe ou carne).

Valentine´s Day (Dia dos Namorados, 14 de fevereiro)
Seguindo o calendário da maioria dos outros países, o Japão também comemora este dia romântico, em fevereiro. A data é fortemente comercial, já que as lojas se preparam com as mais diversas e delicadas embalagens de chocolate. A tradição é que a mulher presenteie seu amado ou mesmo amigos com o doce.

Hina Matsuri (Dia das Meninas, 3 de março)
Data para rezar pelo crescimento saudável das meninas. Bonecas ornamentais (hina ningyoo) são expostas numa plataforma decorativa com degraus, representando o casal imperial, seus serviçais e músicos com vestimentas antigas.

Golden Week (Semana Dourada, de 29 de abril a 5 de maio)
São sete dias de descanso, o período mais longo do ano, celebrando feriados consecutivos como o aniversário do antigo Imperador Hirohito, Dia da Constituição e Dia do Verde. As pessoas viajam para visitar seus familiares em outras cidades.

Kodomo no Hi (Dia dos Meninos, 5 de maio)
Neste dia, muitos japoneses decoram suas casas hasteando ao alto os koinoboris, enfeites coloridos de carpas, que simbolizam força. Aos meninos, deseja-se sorte e sucesso para crescerem com saúde.

Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas, 7 de julho)
Trata-se da celebração do encontro das estrelas. Conta a lenda que os namorados Hikoboshi e Orihime foram separados e são representados pelas estrelas Altair e Vega, em lados opostos da Via Láctea. Uma vez por ano, elas se encontram, e é quando as pessoas escrevem seus pedidos em papeis (tanzakus), pendurando-os numa árvore ou bambuzais.

Obon (Finados, 13 a 16 de agosto)
Período em que os familiares cultuam os antepassados, como o Finados no Brasil. Muitos visitam os túmulos de entes falecidos e é feito também um preparo com refeições (oferendas) nestes dias, para “receber a visita” desses espíritos em muitas casas.