Diversão no Japão

Diversão no Japão

Relaxar a mente e o corpo para recarregar as energias é muito importante.

Atividades lúdicas, culturais, físicas, coletivas, individuais... É enorme a variedade de alternativas que os japoneses criaram ou aperfeiçoaram ao longo dos séculos para se divertirem.

Confira algumas das atividades de lazer mais populares no Japão:


Banhos termais

Conhecida como ‘onsen’, as águas termais fazem o maior sucesso, tanto para relaxamento como para prevenção e tratamento de alguns males. Existem termas naturais, artificiais, mistos e separados por sexo. A variedade é enorme. No Japão, a temperatura da água termal fica acima de 25ºC, diferente do Brasil, que chega aos 21ºC. É uma prática lavar-se antes de entrar na água e, nas termas mais tradicionais, é proibido usar trajes de banho.

 

Izakaya

É um lugar onde você bebe e come ao mesmo tempo. As comidas são mais pesadas do que os aperitivos oferecidos em outros bares. No cardápio, você encontra espetos de carne, picles, frango frito, sashimi, grãos de soja cozidos e tofu com coberturas variadas. Assim como nos restaurantes japoneses, o visitante recebe uma toalha umedecida e morna. Os Izakaya mais tradicionais são identificados pelas lanternas vermelhas na porta. A bebida preferida é a cerveja.

 

Mostrar os talentos musicais

Criado nos anos 70, o Karaokê já passou por várias evoluções. Existem agora ‘estúdios karaokê’, onde, além de cantar, você pode tocar instrumentos, acompanhar coreografias e até dublar animes (desenho animado japonês). É diversão pra toda a família.

Game Centers

É praticamente impossível descrever a diversidade de jogos que você pode encontrar nos centros de jogos japoneses. Tem fliperama, autorama, simuladores de voo e mergulho, máquinas de pinball. Em alguns game centers, há até tanques com peixes de verdade para pescaria. As famílias adoram!

Pachinko

As máquinas de pachinko fazem parte da cultura japonesa desde 1920. Mas elas ficaram mais famosas como jogos de azar depois da 2ª guerra mundial. A maioria desses equipamentos é um misto de máquina de moedas com pinball. O design é arrojado e a combinação de cores é bem contrastada. Fontes dizem que as lojas de pachinko dão mais lucro que a indústria de automóveis. Alguns jogos de azar são regulamentados no Japão.

Mangá

Diferente do que se possa pensar, a leitura de quadrinho japonês não é só passatempo para adolescentes. No Japão, adultos de todas as idades adoram se divertir acompanhando essas aventuras. Há mangás de diversos gêneros: policial, romance, terror, fantasia.

Esportes coletivos e de neve

Não são só as artes marciais (como aikido, judô e karatê) que são apreciadas pelos japoneses quando querem se divertir praticando atividades físicas. A lista de esportes coletivos é imensa. Futebol e basebol são bastante populares, mas, em algumas regiões, esportes de neve, como snowboard e esqui, são bem comuns.

Artes manuais tradicionais

Desde cedo, os japoneses aprendem o significado da combinação de flores na ikebana ou as técnicas de controlar as raízes dos bonsais para que as árvores em miniatura só cresçam o desejado. Cuidar dessas plantas é ótimo para relaxar e embelezar o ambiente. E são um sucesso por lá!