Saiba quais são as melhores facas para o Sushiman

cães de origem japonesa

Usar a faca correta para cada tipo de ingrediente não é nenhum segredo. Nos pratos japoneses, em especial sushi e sashimi, ela pode influenciar no sabor e na apresentação final da refeição. São mais de 20 tipos de facas usadas na culinária japonesa.

A clássica entre os profissionais e os amantes de cozinha é a Yanagiba-bocho, ideal para preparar sushi e sashimi. O uso é adequado para quem já tem uma certa intimidade com o alimento e no manuseio de facas, pois ela tem uma lâmina longa, reta, fina e pontuda. A Yanagiba-bocho pode ser encontrada na faixa de R$ 50,00 a R$ 10.000,00.

O cutelo é outro tipo de faca usada para limpar, fatiar, retirar as escamas e a cabeça do peixe. Na cozinha japonesa, o modelo é chamado Deba-bocho, sua lâmina é curta e a ponta levemente arredondada. Já a Usuba-bocho, usada para fatiar pepinos e cenouras, é pesada e retangular.

Curiosidade

As facas são herança da guerra, quando mestres faziam espadas manualmente para os samurais. A diferença entre elas é bem específica, enquanto a espada tem a lâmina dos dois lados, a faca só tem em um. No caso do sushiman destro, a lâmina é afiada para o lado direto, já para o canhoto, para o lado esquerdo.