Gyudon, o tradicional fast-food japonês

Japoneses desenvolvem robôs que sentem emoções

Qual é a sua primeira lembrança quando o assunto é comida japonesa? Se for temaki, salmão ou cream cheese sua memória está muito “abrasileirada”! No Japão, o prato mais popular principalmente nas redes de fast-food é o Gyudon.

Seu significado quer dizer “Tigela com carne” e é exatamente esse o prato, mas existem variações de ingredientes conforme a preferência do cliente e do lugar. Sua composição é arroz, coberto com fatias de carne bovina com cebola e molho adocicado com dashi – um ingrediente tipicamente japonês feito de algas de peixe, shoyu e mirin - um tipo de saquê culinário.

Grandes redes de restaurantes fast-food como a Yoshinoya, uma das mais tradicionais do Japão, faz a clássica receita do Gyudon com apenas carne e cebola. Outros lugares usam até nomes diferentes por conta de seus acompanhamentos, no caso a rede Matsuya, que coloca cogumelo shimeji como um dos principais ingredientes, chama o prato de Gyumeshi.

Eles consomem diariamente o prato e começou a ser mais popular no Japão na Era Meiji. A carne bovina, que chegou por influência dos países ocidentais, entrou com tudo no cardápio dos japoneses. O preço também foi um grande atrativo para que o prato se tornasse um clássico da comida de rua em bairros movimentados de Tóquio.

Agora é possível encontrar o Gyudon na rua, em restaurantes de fast-food ou em casa mesmo, como uma das refeições mais desejadas. Esse é literalmente o tipo de prato “arroz com feijão” do japonês.