Harajuku: a moda urbana japonesa

Harajuku A moda urbana japonesa

O bairro Harajuku, em Tokyo, prova que a moda do Japão é mesmo extravagante e criativa. Tudo começou na década de 90, quando artistas de rua e adolescentes começaram a mostrar seus estilos.

Toda essa diversidade, reflexo das tendências ocidentais, especialmente americana e europeia, chama a atenção pelo conceito: cabelos pintados, acessórios e tecidos com estampas e cores variadas.

E não para por aí! A plateia de estrangeiros que frequenta o bairro, para tirar fotos e se divertir, além de ver vários looks diferentes, entra em contato com a forma de expressão e ousadia dos jovens japoneses.

Esse estilo único de se vestir, que tem influência punk, rock, gótico e hip hop, mostra a manifestação cultural de várias tribos, cada uma tem sua ideologia e características. Elas estão sempre se reinventando e influenciando a moda japonesa – estilistas e marcas se inspiram na forma de expressão dos frequentadores para lançar coleções e descobrir novas tendências. Algumas dessas tribos são: LolitaGyaruShironuriMori girlDolly keiDecoraFairy keiVisual keiSeifuku kei, entre outras.

Aqui no Brasil, você pode ver a galera que se veste no estilo harajuku (igual personagens de desenho animado) nos eventos de cosplay, animê e mangás espalhados pelo País.