A história do biscoito Senbei

biscoito Senbei

A gastronomia diz muito sobre a cultura e os costumes alimentares de cada país. No Japão, é comum servir chá verde com biscoito senbei como cortesia para visitas. Geralmente, o senbei é feito de farinha de arroz e pode ser aromatizado com diferentes complementos. Eles costumam ser salgados, grandes e redondos, mas também existem versões adocicadas em formato de animais, flores e palitos.

Provenientes da China, os primeiros biscoitos eram adocicados e feitos com farinha de trigo, por volta do século IX. No período Edo, aproximadamente 400 anos atrás, a loja Sokajuku forneceu os biscoitos aos quatro cantos do Japão, popularizando diversos sabores do aperitivo. Os mais famosos são o Sakana Senbei – feito com peixe – e o Renkon Senbei, produzido com raíz de Lótus. Alguns são mais peculiares, como o Kaki Senbei de ostra ou o Yasai Senbei com fatias finas de legumes.

Por serem tradicionais e populares, os biscoitos são de fácil acesso em mercados, padarias e supermercados do Japão. No Brasil, no entanto, é mais difícil de encontrar. Normalmente, estão na sessão de artigos orientais dos mercados, ao lado de produtos típicos como shoyo, broto de feijão e lâmem.