Conheça 7 ingredientes da culinária japonesa

gastronomia, ingredientes, shoyu, vinho, arroz, comida, saúde

Acredite: alguns deles vão te dar água na boca!

Hoje, nós vamos falar um pouco sobre a gastronomia rica e exótica do Japão. Então, se você faz parte do grupo de pessoas que tem vontade de saber mais sobre os ingredientes usados por lá, fique por dentro:

Shoyu

Esse é o nome do molho de soja mais usado nos pratos da culinária japonesa. Sabe aquele sabor salgado, levemente adocicado, amargo, azedo e umami (palavra que significa saboroso em japonês)? Pois é, essas são as características desse tempero que substitui o sal.

Saquê

É um vinho de arroz que pode ser usado na culinária ou como bebida alcoólica. Na comida, ele é ótimo para temperar grelhados, cozidos e pratos agridoces.

Mirin

Outro tipo de vinho de arroz, mas esse tem uma mistura de levedura de arroz vermelho e aguardente de arroz branco – essa combinação é usada para deixar os pratos mais adocicados.

Missô

Muito tradicional, esse condimento é feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal – usado para fazer a sopa de missô ou missoshiru.

Dashi

Um caldo muito saboroso e essencial na cozinha japonesa: ele vem do cozimento da alga kombu e do katsuobushi (lascas de carne de bonito seco – peixe parente do atum).

Vinagre de arroz

Também chamado de komezu, é uma bebida muito popular entre aqueles que se preocupam com a saúde – além dos inúmeros benefícios, ele ainda é usado em saladas e conservas.

Wasabi

Considerado bom para alguns e não muito querido por outros, a raiz verde é muito benéfica à saúde: atua como antibacteriana e previne o câncer. Muita gente usa essa iguaria misturada no shoyu para comer sushi e sashimi. Não estamos sabendo lidar com essas informações! Só falta ir correndo para um rodízio japonês e provar de perto todas essas combinações e possibilidades.

Fontes:

http://hashitag.com.br/os-pilares-transparentes-da-culinaria-japonesa/

http://www.japaoemfoco.com/10-ingredientes-muito-utilizados-na-culinaria-japonesa/