Educação com o método Kumom

Educação com o método Kumom

Diversas táticas de estudo são aplicadas nas escolas para ajudar na evolução intelectual das crianças. No Japão, um método de aprendizagem muito conhecido é o Kumon. Essa técnica surgiu em 1954, quando a esposa do professor de matemática, Toru Kumon, encontrou um teste com um resultado regular no bolso de Takeshi, o filho mais velho do casal. Preocupado com a qualidade educacional do filho, Toru formulou questões em folhas soltas para o garoto resolver os cálculos.

O professor defendia a ideia do educador ter a função de promover a autoinstrução nas crianças, na qual elas mesmas pudessem resolver o problema conforme o desenvolvimento do raciocínio. Toru criou um modo de estudar diariamente e aprimorar habilidades de forma contínua. Sua visão de dentro das salas de aulas permitiu que traçasse um diagnóstico: os alunos precisavam progredir por meio do estudo individualizado. O professor defendia a ideia do educador ter a função de promover a autoinstrução nas crianças, onde elas mesmas pudessem resolver o problema conforme a habilidade de raciocínio. Toru criou um modo de estudar diariamente e desenvolver habilidades de forma contínua. Sua visão de dentro das salas de aulas permitiu que traçasse um diagnóstico: os alunos precisavam progredir através de estudos por conta própria.

A série de tentativas e erros resultou no sucesso de Takeshi e foi inspirador para Toru convidar outros alunos a praticar Kumon fora da escola. Todos mostraram um rendimento favorável ao projeto após poucos meses estudando durante meia hora na casa do professor. O progresso de seus alunos o motivou para disseminar a prática. Em 1958, decidiu abrir um escritório em Osaka para criar mais unidades de matemática.

Atualmente, há unidades no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Bolívia. Sua filosofia de desenvolver a capacidade dos alunos respeitando o nível adequado de cada pessoa é seguido a risca. Segundo Toru, as crianças têm um potencial nato para desenvolver a confiança necessária de aprender por conta própria.