10 motivos para ir ao Japão

10 motivos para ir ao Japão

Se você ainda está em dúvida sobre a viagem, não se desanime. Isso é mais comum do que imagina. Pese prós e contras. É uma decisão que vai mudar sua vida e da família por algum tempo. Então, veja a lista abaixo com algumas razões que devem te ajudar a tomar coragem para embarcar.

Economia forte

A economia japonesa é uma das maiores do mundo, atrás dos Estados Unidos - onde a imigração é restrita - e da China. Com o envelhecimento da população, o Japão necessita cada vez mais de mão de obra.

Trabalho para os descendentes

Se você ou seu cônjuge é descendente de japoneses até a terceira geração, sinta-se privilegiado: o mercado de trabalho japonês esta à sua disposição.

Viver bem, mesmo sem falar japonês

Se você só fala português, não precisa desistir do sonho de ir ao Japão. De agências de bancos brasileiros a escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil, a estrutura para os brasileiros no Japão é cada vez mais completa. Já se foi o tempo em que era necessário levar pacotes de feijão ou mortadela para lá.

Conhecer principais pontos turísticos

Muito além de trabalhar e guardar dinheiro, você pode aproveitar a oportunidade de estar a poucas horas de viagem dos pontos turísticos mais famosos do mundo. Se morar na região de Kanagawa ou Saitama, terá fácil acesso a Tóquio. Caso a sua nova cidade esteja em Aichi ou Shizuoka, você estará próximo de Osaka ou da tradicional Kyoto. Tudo interligado por um eficiente sistema de trens. Também pode conhecer o paraíso tropical das ilhas de Okinawa, a poucas horas de avião.

Berço das novidades tecnológicas

O Japão é berço das inovações tecnológicas mais surpreendentes. Trem-bala, celulares de última geração, conexões de internet de alta velocidade, tudo isso faz parte do cotidiano de quem vive no país.

Sem violência

O Japão é um dos países com menos homicídios por armas de fogo. Você estará tranquilo, em um lugar com baixos índices de violência.

Contato com a cultura milenar

O Japão é o lugar perfeito para os fãs dessa cultura, que inclui artes marciais, shodô, teatro nô e kabuki, origami e ikebana, além da tradicional gastronomia. Ao mesmo tempo em que investem pesado em tecnologia, os japoneses mantêm vivas as tradições, ensinando-as às crianças nas escolas ou praticando-as em clubes, associações e festivais. Ao morar no Oriente, você poderá ter contato com a riquíssima civilização local e até participar das manifestações culturais nipônicas.

Estabilidade financeira

No Japão, não há surpresas. A tão sonhada estabilidade financeira pode ser encontrada no país e, ainda que a fábrica em que você trabalha feche, não será muito difícil encontrar outro posto com remuneração parecida.

Qualidade de vida

O Japão está entre os 10 países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), à frente de nações da Europa, como França, Itália e Grã-Bretanha. Isso significa acesso a bons hospitais, boa alimentação e outros recursos de um país de primeiro mundo.

Explorar uma terra de contrastes

Edifícios gigantescos e clássicas habitações de madeira, avenidas largas e ruas apertadas, templo e luzes neon, trem de alta velocidade e riquixá, que é um meio de transporte de tração humana em que uma pessoa puxa uma carroça de 2 rodas. Também tem desde sushi a hambúrguer, gueixas e personagens exóticos. Elementos muito díspares vivem harmoniosamente no Japão.