Omotenashi - a recepção japonesa tradicional

A hospitalidade japonesa reconhecida mundialmente

A hospitalidade japonesa é reconhecida no mundo todo! O omotenashi é uma tradição que preza por cortesia extrema, para manter a harmonia em diversas situações e também evitar conflitos.

Desde o dia a dia até ocasiões especiais, o omotenashi está presente no Japão. Acredita-se que foi criado entre os séculos 8 e 16, junto à cultura de rituais tradicionais e o costume de se receber visitas.

Hoje em dia, por exemplo, funcionários de lojas recebem os visitantes sempre com o ojigi (curvar-se em sinal de cumprimento) para saudar o cliente e dizem irasshaimase (que significa bem-vindo). Além da recepção calorosa, ao dar o troco no fim da compra, o caixa coloca sua mão abaixo da do cliente, para evitar que caiam moedas, e quando ele sai da loja, os vendedores se curvam novamente em sinal de agradecimento.

Até mesmo o ato de embalar as compras para o cliente tem detalhes especiais, como embalagens individuais para livros – para evitar que as capas sujem, ou um plástico protetor para sacolas de papel em dias chuvosos.

Pela tradição japonesa, quanto mais longe a pessoa viaja para fazer uma visita, maior deve ser a cordialidade de quem a recebe, como um gesto de agradecimento por tamanho esforço do gaikokujin (estrangeiro – “pessoa de fora” em tradução literal). O omotenashi é a representação máxima de respeito pelo próximo, seja na área de serviços ou fora dela.

O impacto da prática é tão grande, que atualmente os japoneses já atingiram o nível máximo em excelência de atendimento aos clientes, até mesmo em serviços digitais, onde muitas etapas burocráticas distanciam o contato humano, o omotenashi prioriza a agilidade na resolução de problemas.

Toda essa gentileza contagia quem entra em contato com ela e atinge positivamente a vida de muitas pessoas. É a forma mais pura do ditado “gentileza gera gentileza”!