Origami - Origem e curiosidades

Origami - Origem e curiosidades

A arte japonesa das dobraduras em papel conquistou o mundo

O origami é uma arte milenar japonesa que teria surgido na corte imperial como forma de passar tempo e que se tornou popular conforme a produção de papel foi avançando, até chegar a todas as classes sociais, sendo inclusive ensinado nas escolas para as crianças. O significado da palavra em japonês já explica a prática, já que ori significa dobrar e kami é papel.

O origami é tão especial para os japoneses que ganhou um dia especial, o 11 de novembro, quando é comemorado o Origami Days (Dia Mundial do Origami). A data foi escolhida por marcar o final da Primeira Guerra Mundial e seu símbolo é o origami de um tsuru ou grou, ave tradicional do país.

O tsuru é um símbolo de paz no Japão, e também de longevidade e sorte, e costuma ser usado para presentear pessoas doentes e hospitalizadas com mil tsurus de origami, para demonstrar o desejo de sua recuperação plena. Outro animal com significado especial, e que é muito representado no origami, é o sapo, que caracteriza o amor e a felicidade.

Voltando a falar do tsuru, vale lembrar a história de Sadako Sassaki, uma garota de 12 anos que sofria de leucemia em consequência das bombas atômicas que assolaram o Japão na Segunda Guerra. Na tentativa de se curar, Sadako queria dobrar os mil tsurus, mas faleceu antes de realizar seu desejo. Sua história se espalhou e em sua homenagem foi construída, dentro do Memorial da Paz de Hiroshima, uma estátua em que ela segura um tsuru gigante.

Quer saber como fazer um tsuru? Veja no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=F6I7uzy-ZKg