Panda Xiang Xiang é apresentada ao público pela primeira vez!

Panda Xiang Xiang,  zoológico de Ueno

A panda nascida em junho de 2017 no Parque Zoológico de Ueno, em Tóquio, cresce saudável e foi apresentada ao público no dia 19 de dezembro do mesmo ano. O filhote causou muita repercussão desde seu nascimento, pois foi o primeiro de sua espécie a nascer em cativeiro no Japão – algo que não acontecia há 24 anos. A mãe Shin Shin teve outro filhote em 2012, mas ele morreu com apenas 6 dias de vida por causa de uma pneumonia.


Dia-a-Dia

Feliz e brincalhona, Xiang Xiang pesa 12,3 quilos e foi gravada ao vivo por diversas emissoras de TV subindo em uma árvore e comendo raízes de bambu. A prefeita de Tóquio, Yuriko Koike, disse que a panda é “um novo tesouro para a cidade”.


As visitas

O zoológico limitou o número de visitas para até 2 mil pessoas por dia até o final de janeiro de 2018, uma vez que o excesso de exposição pode estressar o animal. E com tanta procura para ver Xiang Xiang, o zoo organizou um sorteio para as visitas, já que o número de interessados chegou a 250 mil. Para os expectadores de plantão, haverá uma câmera instalada nas acomodações da panda, que poderá ser vista durante 1 ano em transmissão ao vivo.


Espécie em extinção

Outro motivo de tanta alegria no nascimento de Xiang Xiang é o fato de ser muito rara a reprodução de pandas em cativeiro. Atualmente, existem apenas 2 mil animais em liberdade, que vivem em 3 províncias na China.