Sistema de saúde Honnō

cães de origem japonesa

Em meados de 1970, os Drs. Sohaku Bastos e Okai Yoshishige já tinham consciência da falta de políticas públicas para medicina preventiva no Brasil. Em entrevista, Dr. Sohaku nos conta que estudou no Japão e, ao chegar ao Brasil, em 74, nossa medicina se limitava a tratar sintomas e curar doenças. Mas, com o tempo, as pessoas passaram a reconhecer a necessidade de práticas preventivas – que são mais baratas e geram benefícios pessoais e sociais.

Vinte anos mais tarde, após muito estudo, os 2 médicos contribuíram para essa transformação. Eles adaptaram o sistema de saúde Honnō à realidade brasileira e iniciaram a prática no País. “A ideia de fomentar o Sistema Honnō no Brasil nasceu quando já havia possibilidade de conscientização de que o maior patrimônio que temos é a saúde”, diz Dr. Bastos.

Trata-se de um conjunto de conhecimentos provenientes da sabedoria oriental que busca aperfeiçoar o autoconhecimento, o trabalho, a aprendizagem e o convívio humano. Conforme a antiga filosofia do oriente, Honnō é entendido como a capacidade original de vida humana em seus aspectos físico, energético, mental e espiritual. Os métodos envolvidos são:

Meditação de Plena Atenção (Mindfulness) – para pacificar a mente e melhorar memória, tomada de decisões e criatividade

Exercícios Psicofísicos de Mobilização Energética – para aumentar energia, equilíbrio e vitalidade. São atividades que integram movimentos físicos, técnicas respiratórias e atitudes mentais coerentes

Alimentação de Alta Vitalidade – para aumentar clareza mental, qualidade e expectativa de vida. Aqui, você conhece os alimentos de alto teor nutricional e as estratégias nutricionais mais saudáveis

Aprendizado de Valores Morais e Virtudes Éticas – para conhecer a sabedoria dos antigos samurais japoneses, que se fundamenta no respeito à cidadania, à família, à sociedade e ao bem comum. Para Dr. Bastos, a “carência de ética pode ser interpretada como um desvio de comportamento, que causa prejuízos ao indivíduo e à sociedade”

Prática de Estímulos Energéticos – para aprender recursos preventivos

Os benefícios são múltiplos: no âmbito do bem-estar, você pode reduzir estresse, pressão arterial, frequência cardiorrespiratória. Na vida escolar, é possível aumentar desempenho, motivação, capacidade de memorização e disposição para cooperação; além de diminuir ansiedade nas avaliações e comportamento violento. Em ambientes corporativos, o Sistema Honnō ajuda a melhorar produtividade, comprometimento e nível de satisfação dos colaboradores.

Qualquer pessoa pode praticar Honnō, exceto quem tem limitação física ou comprometimento mental. Para começar, você só precisa fazer um diagnóstico e avaliar sua saúde física, mental e energética. O sistema é oferecido em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas há projetos de expansão para novas cidades, inclusive para outros lugares da América do Sul.