O famoso cone de sushi: temaki

cavaleiros do zodíaco, anime, deusa, quadrinhos, animação, episódios, signos

A ideia do temaki é ser uma opção de refeição rápida, prática e divertida. Seu significado leva a crer que não precisa de etiquetas para consumi-lo (te, significa mão e maki, enrolado). Sua forma restringe o uso de hashi, ou seja, está liberado comer com as mãos.

 

Há uma explicação para ser um alimento prático. Ele surgiu em Tóquio, no fim do século 19, quando o sushi era vendido em bancas de rua. As pessoas se aglomeravam nas barracas e, para não perder clientes, os estabelecimentos preparavam a comida japonesa em forma de cone. Assim, o freguês podia sair comendo sem precisar se apoiar na mesa, aumentando o fluxo de vendas.

 

A produção de um temaki é parecida com a do sushi, o que muda é o formato. Na sua composição, o nori (folha de alga) é o ingrediente mais importante para ter a qualidade perfeita da textura, pois a alga absorve a umidade dos outros ingredientes.

O arroz é a base do recheio que pode ser salmão, peixe branco, kani, shimeji e até legumes como pepino e cenoura.

 

Tradicionalmente o temaki mede 10 cm de comprimento, mas existem lugares que fazem de tamanhos variados. Para dar um sabor mais especial, os restaurantes servem molhos como shoyu (molho de soja), ponzu (molho à base de limão), além de gengibre em conserva e wasabi. Deu até água na boca!