Conheça o templo milenar Sensoji

Conheça o templo milenar Sensoji

Aproveite a estada no Japão para conhecer os principais pontos turísticos. Famosa no mundo pela modernidade e tecnologia, Tóquio também abriga um dos templos mais belos e antigos, o Sensoji, também conhecido como Asakusa Kannon. Fundado em 645 em homenagem à deusa Kannon, o local recebe quase 20 milhões de visitantes a cada ano.

Antes de chegar ao pavilhão principal, entre os portões e o templo, há uma rua coberta, a Nakamise Dori, onde os turistas fazem a festa. Há dezenas de lojas de comidas típicas e presentes. O visitante encontra desde biscoitos japoneses até quimonos e hachimakis - fitas típicas para uso na cabeça.

Depois de comprar lembrancinhas para família e amigos, é hora de conhecer o templo. A entrada é suntuosa, marcada por um gigantesco portal com luzes vermelhas: o Kaminarimon. A gigantesca estátua de Kannon é um dos pontos mais admirados.

No santuário, participe dos rituais. Acenda um incenso para os ancestrais e peça proteção. Depois, puxe para si a fumaça que sai do enorme incensário, que fica na porta do templo. De acordo com a tradição, a fumaça fortalece os fracos e cura os doentes.

Festival Sanja Matsuri

No templo, é realizado o tradicional festival Sanja Matsuri, em homenagem a Kannon. A festa dura 3 dias e ocorre em maio. Durante o evento, os visitantes têm a impressão de estar na Tóquio do século 17.

Nas ruas, danças tradicionais, música e uma multidão de homens vestindo quimonos e carregando santuários nos ombros. No primeiro dia, milhares de fiéis participam de um ritual de purificação nos arredores de Asakusa. No segundo dia, são realizadas as procissões. O ponto alto ocorre no terceiro dia, quando 3 santuários gigantes – com mais de uma tonelada cada – são carregados pelas ruas do bairro.

A tradição do Sanja Matsuri diz que, quanto mais o santuário for balançado, mais bênçãos serão espalhadas pela cidade.