Tofu e seus benefícios

Tofu e seus benefícios

Feito de soja no processo semelhante ao do queijo, o Tofu é um dos principais alimentos da culinária japonesa. Fonte de proteínas e um forte aliado na alimentação vegetariana, ele contém 44% da sua composição de cálcio, 40% de ferro e 9% de magnésio. O alto valor nutricional é uma de suas principais características.

Apesar de ter gosto neutro, ele absorve por completo temperos como o shoyu e gengibre. O cozimento versátil faz com que tenha diferentes opções de receitas, a mais conhecida está presente na sopa de misoshiru, em formato de cubos. Também pode ser frito, conhecido como aburaage e usado em diferentes pratos, como o inari-zushi.

Confira os principais benefícios de incluir o Tofu na alimentação e ter resultados positivos na prevenção de doenças e mal estar:

Doenças cardíacas – o consumo regular de Tofu reduz o nível de lipoproteína, ou seja, do colesterol prejudicial à saúde.

Envelhecimento precoce – ajuda a retardar o processo natural de envelhecimento, mantém a elasticidade da pele e fortalece os músculos do rosto evitando o aparecimento de rugas.

Prevenção de câncer – fonte de selênio, principal mineral para manter o bom funcionamento do sistema antioxidante, protege contra diversos tipos de câncer, entre eles o câncer de mama, de cólon (nas mulheres) e de próstata (nos homens).

Alívio de sintomas da menopausa – ajuda a estabilizar os níveis de estrogênio durante a menopausa e auxilia nos sintomas desconfortáveis de calor.

Prevenção de queda capilar – mantém aparência saudável dos fios, além de impedir queda excessiva graças à proteína que é convertida em queratina.