Yabusame: um esporte, uma tradição

Saiba como funciona a saúde pública no Japão

Cultivando um legado antigo, o Japão moderno continua ligado ao seu passado. Desde o século 19, o Yabusame, esporte praticado com arco e flecha, é herdado de geração para geração. Todo ano, centenas de japoneses visitam o Santuário Miyazaki, no Japão, para acompanhar a cerimônia, que segundo eles, traz boa sorte.

A origem do esporte vem da Era Kamakura, quando samurais eram treinados para melhorar suas habilidades no tiro com arco. Em uma pista de 225 metros de comprimento, 3 alvos são colocados em sequência e, a galope, o arqueiro deve acertar cada um deles. Seguindo a tradição de mais de 1.400 anos, os participantes usam trajes medievais de caça, levando 2 espadas, o arco e a flecha.


O número de praticantes nos dias atuais é bem pequeno, tanto que, para incentivar essa arte marcial, o governo japonês financia diversas escolas que oferecem aulas gratuitas. No Brasil, não há adeptos ao esporte, mas, em 1995, alguns arqueiros japoneses fizeram apresentações em São Paulo – como parte da comemoração do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação feito com o Japão.