Yakiniku – o churrasco japonês chega ao Brasil

Yakiniku – O churrasco japonês chega ao Brasil

A culinária japonesa caiu no gosto do brasileiro, principalmente os pratos com peixe cru – como o sushi e o sashimi – o yakisoba e o tempurá. Mas uma nova vertente da cozinha da Terra do Sol Nascente está chegando ao país: o yakiniku, a forma japonesa e coreana de fazer churrasco.

Quem pensa que trata-se daquelas peças inteiras de carne, como estamos acostumados por aqui, está enganado. O churrasco japonês é feito com carne fatiada, de boi, frango ou peixe, e inclui ainda legumes e cogumelos.

O yakiniku é preparado em uma pequena grelha que fica no centro da mesa sob o comando de quem está comendo, ou seja, cada pessoa escolhe o ponto da carne, e qual legume ou molho vai acompanhá-la. Em São Paulo, os dois restaurantes mais conhecidos que oferecem o yakiniku são o Ueda, no bairro da Liberdade, e o Takasu, no Tatuapé.

Este último tem como especialidade carnes do gado japonês wagyu, considerada a melhor carne do mundo por possibilitar cortes especiais, macios e saborosos. Outro diferencial é o sistema de exaustão das grelhas instaladas nas mesas, que é feito pela parte inferior, evitando que a fumaça suba e os clientes saiam do restaurante cheirando a churrasco.