Estabelecendo Metas Financeiras

Para ter sucesso, é necessário traçar objetivos e poupar

Estabelecendo Metas Financeiras

Encare a viagem ao Japão como uma estratégia de investimento. Afinal, como muitos brasileiros que pretendem ir ao país confirmam, o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida e acumular patrimônio financeiro.

Apesar disso, são poucos aqueles que planejam os objetivos financeiros e estabelecem metas concretas. Conforme levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),em parceria com a Associação Brasileira de Decasséguis (ABD), dos brasileiros que estão no Japão, a maioria (62% dos homens e 72% das mulheres) afirmou que não avaliou um propósito financeiro específico para ser atingido.

Remessas ao Brasil ajudam a realizar sonhos

Boa parte do que os decasséguis poupam é enviada ao Brasil. Os recursos financeiros complementam a renda familiar ou, simplesmente, são economizados com o objetivo de abrir um negócio próprio.

Entre os brasileiros que retornaram do Japão, a maioria absoluta – 84% dos homens e 72% das mulheres – afirma ter juntado durante a estadia.

É evidente a necessidade de se fazer metas concretas de aplicação para o capital poupado no Japão. Caso contrário, corre-se o risco de o dinheiro ser gasto naquele país. Essa atitude adia o retorno e dificulta a realização dos sonhos de uma vida melhor no Brasil.